terça-feira, 5 de agosto de 2008

ADRACES: Nascida e criada para cooperar

COOPERAÇÃO… é a palavra forte desta edição. Mas não é simplesmente uma palavra… é a razão própria da nascença e existência da ADRACES.

Ao escolher para grande tema a “COOPERAÇÃO”, no sentido mais abrangente do termo, quisemos ouvir diferentes opiniões sobre o acto de cooperar, a todos os níveis: da família, das relações de proximidade e de amizade, da comunidade, da BIS, da Região, do País, da Europa e de toda a HUMANIDADE com que nos possamos relacionar.

Gostaríamos de ter contado com mais contribuições, mas nem todos os convidados puderam dispor de ocasião para tal, a todos agradecemos a gentileza de nos terem escutado e incentivado a continuar com o trabalho que temos vindo a desenvolver, e de trazer para a reflexão colectiva temas que são determinantes das nossas condições de viver e de vida.

A ADRACES nasceu dum acto de Cooperação entre as quatro autarquias da BIS e de mais um punhado de cidadãos empenhados em cooperar para bem desta sub-região da Beira Interior Sul – BIS.

Assim nascida, não podia fugir, como popularmente se diz, à sua sina.

Por isso, ao longo destes 16 anos de actividade, temos dedicado especial atenção a esta dimensão da nossa prática, consubstanciada em iniciativas e acções que aqui resumimos:

- Celebração em 1993 de um protocolo de cooperação entre a ADRACES e a ADISGATA (ES) e PATRONATO PEDRO DE IBARRA (ES), com base no qual se instituiu a denominação de “LA RAYA/A RAIA”. Em 1995, aderiram ao projecto mais 3 entidades espanholas e 1 portuguesa, cujas zonas de intervenção são contíguas à zona de intervenção circunscrita pelas “entidades fundadoras”. As actividades desenvolvidas foram:

- Edição de folheto bilingue caracterizador das zonas;

- Criação de uma base de dados sócio-económicos das várias zonas;

- Participação conjunta em feiras e exposições;

- Desenvolvimento de um programa estratégico de desenvolvimento para as zonas de abrangência das associações, bem como a promoção do intercâmbio sócio-cultural entre as populações;

- Realização de uma feira anual, rotativa, transfronteiriça;

- Criação da associação internacional “LA RAYA/A RAIA”;

- Prestação de serviços de apoio técnico a pequenas empresas.

- Associação de Direito Internacional DELOS - Constellation. Tratou-se de uma rede europeia para o desenvolvimento local sustentado dos 15 estados-membros da UE. A ADRACES foi um dos membros fundadores.

- Meios de comunicação em zonas rurais (Portugal, França, Espanha);

- A sustentabilidade dos sistemas agrários nas zonas deprimidas da bacia do Mediterrâneo (Portugal, Itália, Espanha);

- A integração do meio natural no desenvolvimento do território (Itália, Espanha, Portugal);

- RISE – Emergir (Alemanha, Itália, Portugal);

- O desenvolvimento sustentado na Europa do Séc. XXI (Portugal, Espanha).

- GEIE – Grupo Europeu de Interesse Económico, para a comercialização de produtos locais (Portugal, Itália, França, Espanha, Chipre, Grécia).

- Secretariado Permanente da APURE – Associação para as Universidades Rurais Europeias, Associação da qual a ADRACES é Vice-Presidente do Conselho de Administração e com o pelouro da Tesouraria.

- Através da APURE, a ADRACES está igualmente associada a um grande número de Plataformas e Redes Europeias de Cooperação para o Desenvolvimento Rural, em representação da qual participa regularmente do Grupo Consultivo para o Desenvolvimento Rural, da Comissão Europeia.

- Na secção “Os Nossos Parceiros”, esta revista tem dado conta de algumas das nossas actividades mais relevantes.


Estas são apenas algumas das acções ou iniciativas desenvolvidas. Como alguém disse: COOPERAR é como SEMEAR. Semear, não na terra, mas no coração das pessoas com que cooperamos. Como na agricultura, colheremos ou não, conforme os tempos decorrerem, mas, duma coisa há sempre a certeza, sem semeadura não pode haver colheita… A ADRACES semeia, mesmo sabendo que nem sempre se colhe, e quase nunca no momento previsto! Os nossos Pais também assim fizeram…"cooperaram" na esperança incerta de que nós nascêssemos!

O Director
António Realinho

Foto: Fish-Eye

Descarregue PDF da Revista Viver 9

Sem comentários: