sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Coesão SIM...Individualismo NÃO


I
É esta a principal razão da existência desta revista.
Se ainda existissem dúvidas, neste número reafirmamos, de forma que julgamos clara, que a causa primeira da nossa acção e motivação é a de ajudar a unir as pessoas e as instituições públicas e privadas, em torno de objectivos comuns para este território provisoriamente designado por BIS.
Segundo uma já antiga definição, o “desenvolvimento” só é possível lá onde as pessoas são capazes de se unirem para atingir objectivos comuns.
É nisto que estamos empenhados, sem desânimos nem pressas. Após 13 números dedicados aos mais variados temas sectoriais, chegou a vez de assumir o combate central pelo desenvolvimento da BIS, o da sua COESÃO para que o seu desenvolvimento seja possível.
Temos consciência da lonjura do caminho a percorrer, das incompreensões que iremos defrontar, das atitudes de cepticismo a combater, dos tradicionais egoísmos descabidos e primários a ultrapassar… temos consciência disso, mas não desistimos!
Não desistimos, porque estamos convictos da razão que nos assiste e estimulados pelas inúmeras vozes que incitam a continuar.


I I
A BIS não é uma invenção nossa. A nível europeu, é uma das unidades territoriais em que a Europa está dividida. Não só por essa razão, mas também por ser uma sub-região coerente e contígua, com história, tradições e hábitos culturais idênticos. A VIVER e a ADRACES são, por vontade dos autarcas dos seus quatro municípios, um projecto que importa manter vivo e evolutivo, capaz de oferecer às suas populações a mais eficaz das ajudas ao seu desenvolvimento e à melhoria significativa dos seus níveis e condições de vida. Sem descurar a valorização de todos os outros temas que possam contribuir para o prestígio deste território aquém e além fronteiras, estamos empenhados em alargar a todas as Aldeias, Vilas e Cidades da BIS a mais ampla discussão relacionada com a ideia da COESÃO destes quatro municípios, sob uma só designação e imagem.
A nossa maior responsabilidade não é a de operacionalizar a ideia procurando transformá-la em projecto; a nós compete-nos trabalhar aqui na VIVER e lá fora para que cada vez seja maior o número daqueles que estarão disponíveis e dispostos para ajudar a tornar possível essa ambição estratégica.


I I I
Neste número encontrareis ainda, se à sua leitura se prestarem… um excelente texto sobre o futuro da política rural europeia da autoria de um professor e investigador universitário francês de há muito ligado às questões do desenvolvimento rural, cartas de vários pontos do globo e notícias – opiniões de muitos cantos do mundo, úteis para o enriquecimento sobre os nossos conhecimentos do tempo e do modo em que vivemos…
Encontrarão igualmente (coisa que consideramos muito importante), as opiniões de pessoas da BIS emitidas durante as “conversas da VIVER com…”.
Boa leitura. E um 2010 repleto de mudanças… sobretudo de nós próprios para com os outros.

Camilo Mortágua 
O Editor

Descarregue PDF da Revista Viver 14

Sem comentários: