sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Qualificação versus Educação?

VIVER - Gostaríamos de ouvir a sua opinião sobre uma questão que tem sido muito recorrente nas nossas conversas com os professores da nossa zona: - é preciso fazer a distinção entre qualificação para saber fazer, e educação para saber SER e Estar. Os Pais e encarregados de educação dos nossos alunos têm as competências profissionais que têm e lhes vão servindo para sobreviver economicamente, mas do ponto de vista da cultural e social, da educação cívica (lato senso) se quisermos, o défice é muito maior. Somos nós, professores, quem sofremos as consequências directas desse défice, tendo que suportar tudo o que daí advém, como a falta de respeito e até a violência física.

Valter Lemos - Se nós não tivéssemos os problemas e carências educativas que temos, o País não precisava de exigir tanto às escolas como exigimos hoje. Eu costumo dizer aos professores uma coisa simples: se educarem os filhos estão a fazer o trabalho deles; porque, educando os filhos, também estão educando os Pais. A questão fundamental é que não podemos partir do pressuposto que temos de educar todos os Pais primeiro, porque os Pais somos nós todos. A função da escola é principalmente em relação às novas gerações, que elas consigam novas competências, saberes, conhecimentos e formas de Ser e Estar mais desenvolvidas do que as que tinham as gerações anteriores, de maneira a que os problemas das gerações anteriores não se repitam na nova geração.
[..] Não podemos esperar que todos os Pais e todas as famílias tenham o desejado nível cultural; é o contrário, temos baixas taxas de educação nas famílias e nos adultos em geral, portanto, isso reflecte-se em toda a sociedade e significa que ainda temos problemas sociais complicados que a escola também deve servir para ajudar a resolver.
A escola não pode ficar à espera que tudo isto seja resolvido para depois actuar. A escola tem um papel promocional para o aumento da igualdade de oportunidades, para conseguir dar uma oportunidade àqueles que, se não houvesse escola, não teriam oportunidade nenhuma.

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