quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Balanço das Europeias 2009 na Europa


Os cidadãos dos 27 países-membros da União Europeia elegeram 736 representantes no Parlamento Europeu. A abstenção nas eleições europeias de 2009 (cerca de 60%) voltou a vencer com maioria, reflectindo o descontentamento e/ou descrédito dos povos europeus em relação às políticas actuais da União Europeia.
As projecções para as eleições ao Parlamento Europeu apontam para uma vitória dos partidos conservadores que formam o grupo do Partido Popular Europeu/Democratas Europa (PPE-DE) e uma derrota dos socialistas, que sofreram fortes baixas em alguns países.
Não obstante, os três grandes partidos capitalistas sofreram penalizações. Partido Popular Europeu, Partido Socialista Europeu e Liberais – todos eles em conjunto sofreram uma forte redução de deputados, perdendo 97 euro-deputados.
A Esquerda europeia perdeu como era mais ou menos previsível o grupo parlamentar italiano (maior do grupo GUE-EVN com 8 euro-deputados). No entanto, a esquerda europeia manteve alguma firmeza (com 33 deputados face aos 41 que tinha até agora).
A Aliança Liberal-Democrata pela Europa (Alde), terceira maior força, sofreu leves perdas, seguida da bancada dos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verdes/ALE), que conseguiram, por sua vez, pequenos ganhos. O grupo parlamentar europeu dos Verdes e Aliados registou uma subida (alcançando 53 euro-deputados face a 43 anteriores), absorvendo a maioria das subidas de votos à Esquerda (a Esquerda perdeu 8 e os Verdes ganharam 10).
Basicamente, a divisão de poder no Parlamento não foi modificada. A diferença entre a bancada conservadora e a do Partido Socialista Europeu (PSE), segunda maior força no Parlamento, aumentou.
Há ainda que ressalvar a ascensão dos movimentos de extrema-direita por toda a Europa, como um aviso sério às fragilidades das democracias implantadas. Os partidos desta natureza conseguiram 30 euro-deputados a mais.


Grupos e partidos políticos
Os deputados ao Parlamento Europeu estão agrupados por famílias ou grupos políticos, e não pela respectiva nacionalidade. Existem sete grupos políticos representados no Parlamento Europeu:
Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos) e dos Democratas Europeus
Grupo Socialista no Parlamento Europeu Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa
Grupo União para a Europa das Nações
Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia
Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde
Grupo Independência/Democracia
Como os partidos nacionais, em muitos dos casos, não têm a mesma denominação ao nível comunitário, esta organização facilita o agrupamento das ideologias políticas.


Correspondências com os partidos portugueses
A correspondência dos partidos políticos europeus com os de Portugal é:
Partido Popular e Partido Social Democrata correspondem ao Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos) e dos Democratas Europeus
Partido Socialista corresponde ao Grupo do Partido Socialista Europeu
Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) e Bloco de Esquerda correspondem ao Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde

Informação retirada dos seguintes sites:
http://pt.wikipedia.org
http://www.europarl.europa.eu
http://www.dw-world.de
http://revolucionaria.wordpress.com

Descarregue PDF da Revista Viver 13


Sem comentários: